terça-feira, 29 de março de 2011

Dia 3 - 28/03


Ontem, dei prosseguimento ao projeto e comecei com a exibição do filme "O Senhor do Anéis - A Sociedade do Anel". Como o filme é longo, passei metade dessa vez, deixando para a próxima semana a outra parte. Também entreguei uma seleção de fábulas de Esopo para leitura dos educandos.
O filme foi o que causou mais alvoroço até agora. A narrativa é complexa e isso exige muito da atenção deles. Inicei introduzindo informações sobre o J. R. R. Tolkien, bem como a minha própria experiência com os textos dele.
Aproveitei também para discutir a questão da violência, com salientou o Lauro, leitor aqui do blog.
Por fim, deixei algumas questões interpretativas com eles para o próximo encontro...

terça-feira, 22 de março de 2011

dia 2 - 21/03


Salve pessoal.. ontem, dei continuidade ao projeto. A turma do ensino integral cresceu e está com 41 alunos (a previsão é que chegue a 45 na parte da tarde e a 25 na parte da manhã). Nesse segundo encontro, o filme a ser apresentado foi Monstros S. A. da Pixar de 2001. O filme é predileto, além de apresentar uma outra leitura de uma fantasia pra lá de tradicional. Nesse momento, meu interesse foi mostrar que além de fantasiar, há que se reinventar a fantasia.
A garotada adorou.. morreram de rir e se identificaram com a história. O filme além de mais contemporâneo para eles, volta e meia passa na sessão da tarde (passou inclusive na 6a anterior).
Infelizmente, houve um problema com a xerox da escola e os textos que seriam utilizados (Fábulas de Esopo..) não foram rodados.. fica para a próxima semana. De qualquer forma, discuti com eles as questões interpretativas da semana passada, além de apresentar novas para o novo filme. As questões não são nada muito complexas, apenas exercícios de reflexão sobre o filme.

terça-feira, 15 de março de 2011

dia 1 - 14/03/11


Ontem, teve início o projeto de práticas criativas para o desenvolvimento do imaginário infantil no CEF 308 do Racanto das Emas, cidade satélite a 25km de Brasília. O projeto está sendo realizado com os alunos do ensino integral de ambos os turnos da escola, que vão do 6o ao 8o ano do ensino fundamental. Oensino integral da escola na parte da tarde está com um grupo de 24 alunos, todos meus alunos pela manhã ou que foram meus alunos no ano passado. Esse número, no entanto, deve aumentar nos próximos dias. Eu passei o filme A História Sem Fim de Wolfgang Petersen para os estudantes, além de dois textos "Uma Palmada Bem Dada" da Cecília Meireles e a fábula "Os Dois Ratinhos", recontada por Ana Maria Machado.
Os alunos gostaram do filme e das leituras. Por fim, passei um exercício para fazê-los refletir sobre o filme. Na minha ótica, o filme que é de 1984 e baseado em um livro alemão, possui um debate maravilhoso sobre a importância da imaginação e da fantasia no desenvolvimento das pessoas. Além disso, a metalinguagem do filme é fantástica, principalmente na conversa final entre Bastian e a Imperatriz. Assim como ele entra na história de Atreio para salvar Fantasia, nós entramos na história dele. Outro diálogo sensacional é sobre não haver fronteiras para a fantasia, diálogo este com o servo do Nada, o lobo Gmorg.
Hoje pela manhã repeti o procedimento com os 8 alunos do integral pela parte de manhã, dos quais 6 foram meus alunos ano passado. Um deles manifestou pra mim o descontentamento, mas o restante curtiu. Na parte da manhã, como estou em sala de aula, eu apenas passo por lá rapidamente e uma monitora que cuida da turma.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Proposta do Projeto

Projeto de práticas criativas para desenvolvimento do imaginário infantil

Tema: Desenvolver a criatividade e a imaginação dos estudantes através de uma oficina onde possam apreender, transformar e expressar conteúdos significativos do universo escolar.

Objetivos: Através da exibição de filmes e da leitura de textos, promover o debate e a problematização da importância da criatividade e da imaginação dos estudantes, enquanto sujeitos históricos e cidadãos.

Desenvolver as capacidades cognitivas e a sensibilidade dos alunos ampliando o leque de suas referências culturais.

Interpretar, problematizar e produzir conceitos essenciais ao desenvolvimento sócio-cultural dos educandos, tais como: cidadania, sociedade, meio-ambiente, saúde, diversidade cultural, cooperação, sexualidade, política e preservação.

Capacitar os estudantes a trabalharem em grupo, organizados politicamente, em concordância com os próprios interesses.

Trabalhar a leitura, a escrita e a interpretação textual dos educandos.

Filmes: A História Sem Fim de Wolfgang Petersen, 1984.

Monstros S. A. de Peter Docter, 2001.

Senhor dos Anéis, a Sociedade do Anel de Peter Jackson, 2001.

Harry Potter e a Pedra Filosofal de Chris Columbus, 2001.

O Labirinto do Fauno de Guillermo Del Toro, 2006.

Textos: MEIRELES, Cecília. “Uma palmada bem dada” e “Os dois ratinhos”. Em: Ou isto ou aquilo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

ESOPO. Fábulas de Esopo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2007.

PERRAULT, Charles. “O pequeno polegar”. Em: Contos de Perrault. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

GRIMM, Jacob e Wilhelm. “O pequeno polegar”. Em: Contos de Grimm. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

SOUZA, Flávio de. Que história é essa? São Paulo: Companhia das Letrinhas: 1995.

AZEVEDO, Ricardo. “Histórias de bobos, bocós, burraldos e paspalhões. Porto Alegre: Projeto, 2001.

ALMEIDA, Fernanda L. de. A curiosidade premiada. São Paulo: Ática, 1996.

LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1993.

FEIFFER, Jules. Um barril de risadas, um vale de lágrimas. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

Metodologia: No primeiro momento, haverá a exibição dos filmes acima citados bem como a leitura, análise e debate dos textos citados. Essa introdução pretende expandir os horizontes de perspectiva dos alunos, produzindo uma certa efervescência em seus imaginários.

A partir daí, os educandos serão divididos em grupos 6, devendo escolher um representante entre eles para cada um dos grupos. Esse representante ficará incumbido de coordenar as atividades desenvolvidas na disciplina dentro de seu próprio grupo, além de apresentar os resultados gerais aos professores e monitores.

Uma vez consolidados os grupos, os estudantes deverão construir personagens que habitarão um mundo fantasioso a ser desenvolvido por eles próprios. Os personagens se relacionarão dentro dos respectivos grupos dos educandos que os construíram. Tais personagens representarão a expressão das dinâmicas e debates trabalhadas com os mesmos.

Criação de um mundo fantástico e fantasioso para que os personagens possam vivenciar experiências. Cada professor irá trabalhar esse mundo dentro dos horizontes de sua disciplina, embora a interdisciplinariedade e a transversalidade dos temas seja condição primeira no seu desenvolvimento.