quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dia 6 - 25/04

Salve pessoal. Por motivos de força maior, não houve projeto dia 18, mas terminei de passar o Harry Potter no dia 25/04. Foi preciso fazer um bom recapitula, pois foram duas semanas de espaço entre cada metade. Isso acabou sendo positivo para reforçar o debate sobre o filme.
Como eu disse antes, o filme foi muito bem recebido por todos. Ainda que o final seja muito meloso e menos apoteótico do que os das próximas partes, a história tem um começo, meio e fim, enquanto o Senhor dos Anéis termina muito em aberto ao fim da primeira parte. Ainda acho que não existe comparação entre os livros, mas parece que a situação se inverte nos filmes.
Passei um extenso exercício de compreensão, uma vez que o filme foi tão bem recebido.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dia 5 - 11/04


Nessa segunda, além de mais um vídeo, os alunos estão em semana de prova. Por isso, peguei leve e não dei muito trabalho. O filme foi Harry Potter e a pedra filosofal, o primeiro da série. Assim como com o Senhor dos Anéis, o filme é grande e teve de ser dividido. Os alunos adoraram e foi muito menos complexo pra eles entenderem e criarem afinidades com os personagens. Além do Harry Potter ser um garoto de 11 anos (a mesma idade da maioria dos estudantes), a condição de excluído que se torna o máximo cria muita empatia no público. O ambiente escolar fecha com chave de ouro pra deixá-los imersos nas aventuras que se seguem.
O jogo do quadribol também capta o interesse com louvor. A história é um bom pano de fundo pra pensar o ambiente escolar. Nesses tempos dos assassinatos de Realengo.. é algo que devo fazer quando passar a 2a parte.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dia 4 - 04/04

Dando continuidade ao projeto, passei a 2a parte do filme O senhor do Anéis - A Sociedade do Anel. Ao final fiz um debate/ explicação do filme, porque a história realmente é difícil para a faixa etária deles. São muitos personagens e muitos detalhes na história, a maioria dos quais passa batido por eles. Ainda assim, o filme despertou interesse generalizado. Os alunos captam bem a trama principal da destruição do anel como símbolo de um mal maior, mas lhes escapa os dramas pessoais dos personagens, bem como as reviravoltas, como a traição do Saruman. Querendo ou não, ao longo do livro, você tem muito mais tempo para mergulhar no universo, enquanto que o filme dialoga muito mais com os espectadores já afeitos a história.
Como O Senhor dos Anéis foi um marco para mim, confesso que criei muita expectativa com relação a ele, mas me parece agora que o universo infantil deles precisa de mais introduções antes de jornadas tão rebuscadas. De qualquer forma, acho que nas etapas vindouras do projeto será um bom referencial.