sábado, 18 de fevereiro de 2012

2a Semana




Essa semana começou com bastante correria. Como o sistema deu problema na montagem das turmas, resolvi fazer tudo no manual mesmo. Mudamos as turmas de 7a série (8o ano) e estabelecemos a montagem conforme o planejamento e discussão anteriores. O eixo temático a ser desenvolvido com os estudantes é terra e propriedade. Já considero que eles tem maturidade de saber meu método de abordagem da história por temas. Assim sendo, essas primeiras aulas são pautadas pela apresentação do meu método e das diferenças em relação aos métodos tradicionais.
Na 5a série (60 ano), sempre início o ano fazendo um mapeamento das concepções espontâneas dos estudantes. Gosto das idéias do Vigotski quanto à formação dos conceitos. Na 7a, tô querendo ampliar o entendimento deles problematizando o meu conceito de história. Mais do que simplesmente construir a adesão ao meu conceito, prefiro apresentar a diversidade de conceitos possíveis.
Além de estar mapeando os conceitos nas turmas de 5a, aproveito a ocasião para fazer os alunos escreverem, de modo que posso avaliar suas dificuldades de leitura e escrita. Grande parte tem problemas com as letras maiúsculas, seja em nomes próprios ou início de frases, com a separação das sílabas, pontuação, acentuação e troca de letras (como o t pelo d ou o v pelo f), nessa ordem de ocorrência.
Acredito que todos os professores deviam cobrar o português, pilar primordial para qualquer diálogo nas salas de aula. Eu faço exercícios de leitura, corrijo o português nas minhas provas e exercícios.


Nenhum comentário: