sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Aula da saudade

Salve salve pessoas... hoje eu me despedi do CEF 308, onde estou desde 2010 aprendendo a ser professor. Minha licença saiu na 2a feira, pra quem não estava sabendo, e agora vou ficar por conta do doutorado e da minha filha Ana pelos próximos 3 anos. A licença era uma coisa que eu precisava muito, porque tudo junto tava me sobrecarregando e eu não conseguia fazer nenhuma das coisas bem como se deve.
Na 3a feira eu fui à escola para deixar os conteúdos no mesmo ponto em todas as turmas do 6o ano e já começar a me despedir. Hoje fui para a reunião de pais para entrega de boletins, pois eu que tinha coisas a falar sobre o 2o bimestre para os responsáveis. Pude conhecer o professor novo, que é cabeludo e com um espírito de doidão como o meu. Conversamos e passei tudo que podia pra ele. Além disso, fiz uma aula da saudade, mas o que é uma aula da saudade?
Durante a semana, pelo facebook e pelo boca-a-boca, convidei meus atuais e antigos alunos para irem à escola para nos despedirmos. A aula da saudade foi um grande agradecimento por eles terem me ensinado a ser o professor que eu pude e quis ser, assim como um agradecimento deles a mim pelos anos de convivência. 
Foram alunos das 6 gerações com quem trabalhei na escola, desde os do 6o ano de 2010 (que hoje estão no 2o ano do ensino médio) até alunos que estão no 6o ano atualmente. Alguns tiveram aula comigo no 6o e no 8o, outros no 6o, 8o e 9o, uns nos 8o e 9o e outros apenas no 6o. Mas todos se sentiram transformados pelas nossas vivências compartilhadas e acharam um tempinho na correria para estar lá. Como eu disse pra eles, o maior presente que um professor pode ter.
Eu falei por mais de uma hora (falo muito como sempre) e um pedaço pode ser visto no vídeo:

Chorei, tirei foto, contei histórias e agradeci. O CEF 308 será sempre a maternidade que viu o professor Jorge nascer. Lá eu ajudei muita gente, todos que pude, todos que quiseram. Tentei ajudar outros tantos que não consegui, mas nunca deixei de tentar... nunca deixei de me importar... de perceber que cada um de nós é um universo.
Antes de ensinar uma pretensa história da humanidade ou de uma civilização dita ocidental, quis ensinar uma história humana... uma história que era deles mesmos... ensinar que eles tem história.. uma história que também é a história de suas famílias... do lugar onde moram. No meio disso tudo, a minha história. Como histórias se misturam... como história podem ser contadas... como histórias são sistemas de significação pelo qual damos sentido ao passado... como histórias são mecanismos de poder.
Eu vivi meus alunos e vivi a mim mesmo dessa forma. Me libertei das greves por eles. Me libertei de coleguismos e ranços entorpecedores por eles. E por isso, agradeci a eles por tudo que houve, que há e que haverá. Eu cheguei a essa escola como um homem cheio de ideias e saio dela como outro homem com mais ideias, muitas práticas e uma rede inigualável de experiências-sentimentos que nos envolve todos.
Ame o que você faz e não terá que trabalhar nenhum dia. E seja a mudança que você quer ver no mundo. Obrigado a todas as pessoas...





quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Avaliação, resultado, novos diagnósticos e fim do 2o bimestre...

Salve salve pessoas... eis que metade do ano se foi, mais da metade na verdade e esse que vos fala só agora teve tempo de sentar a bunda para dar a ler as elucubrações sobre o 2o bimestre. A chegada da minha filha Ana no início do bimestre deixou tudo um tanto mais corrido do que de praxe, assim como as 3 disciplinas do doutorado trouxeram seu quinhão de dificuldades à interação com o corpo discente. Em termos simples, nunca pude fazer tão pouco pelos meus estudantes. Isso não me impediu de traçar prognósticos, mas dificultou enormemente as minhas intervenções. 
Nas turmas de 6o ano, isso significou muito mais atividades de recuperação continuada do que conversas ao pé do ouvido. Ainda que estas tenham havido, não foram com a densidade costumeira. Sendo assim, houve sim melhora nas notas, mas não necessariamente uma consolidação de saber fazer pelos educandos. Vários colegas professores reclamam que esta é a geração de 6o ano mais problemática e deficiente nas necessidades mais básicas com que já lidaram nesses últimos anos de CEF 308. Eu não enxergo da mesma maneira. Mas também fui muito pouco correspondente nas iniciativas multidisciplinares e no contato pessoal com o corpo docente.
Além das avaliações costumeiras, o trabalho de geografia sobre o sistema solar valeu 1,0 ponto extra para todos os alunos que tiraram ao menos metade da nota dada pela professora de geoografia. Esse ano optei por dar a nota para todos e não apenas para os que ficaram de recuperação. Além disso, o provão multidisciplinar valeu 3,0 pontos de recuperação continuada para quem ficou de recuperação no 1o ou 2o bimestre. 
Na minha única turma de 9o ano, o trabalho seguiu fluindo muito bem, embora algumas poucas exceções tenham se apresentado. Alguns estudantes foram transferidos de sala pelo inchaço da turma e isso realmente facilitou a dinâmica interna. A maior parte dos educandos caminha bem com as próprias pernas e como espero deles, não precisam de mim para nada.

6o ano A

Essa turma sempre tem uma concentração maior de repetentes que exigem atenção particular quer seja por necessidades especiais ou por problemas particulares. Nesse ano, a turma também é um tanto imatura e desconcentrada como no ano passado. Ainda assim, são interessados e animados em participar. Em várias disciplinas é a turma com notas mais baixas nas provas e trabalhos, mostrando dificuldade na compreensão e aplicação dos conceitos.

1 - Ótima aluna. Lê bem. Realizou todas as atividades.
2 - Boa aluna. O desempenho na prova melhorou, mas foi muito mal no trabalho. Mesmo assim, realizou todas as atividades e apresentou melhora. Lê bem.
3 - Repetente que mostrou significativa melhora. Continuou realizando todas as atividades, ainda que o desempenho seja sempre mediano. Tem dificuldade na escrita com acento, come letras e nas letras maiúsculas.
4 - Já está no 6o ano conosco pela 3a vez (passou comigo ano passado, mas foi retida por outras disciplinas). Começou o ano bem, mas também foi assim ano passado. As notas da prova e do trabalho caíram nesse bimestre, mas dessa vez teve o caderno completo, tendo realizado todas as atividades.
5 - Aluno com necessidades especiais. Melhorou enormemente no 2o bimestre, respondendo às atividades, interagindo mais com a turma e tomando a medicação da maneira correta. Realizou todas as atividades, teve bom desempenho em todas e recuperou com sobras as carências do 1o bimestre.
6 -  Boa aluna. Leitura mediana. Realizou todas as atividades.
7 - Aluna mediana. Novamente, teve desempenho ruim na prova. Problemas na escrita com acentuação e pontuação. Leitura mediana. Realizou todas as atividades.
8 - Boa aluna. Dessa vez, teve o caderno completo, mas o trabalho foi muito ruim. Novamente, teve ótima nota na prova. Lê bem. Realizou todas as atividades.

9 - Excelente aluno. Já fui professor de duas irmãs e um irmão dele e toda a família é de estudantes dedicados e interessados. Lê bem apesar de uma pequena dificuldade de dicção. Realizou todas as atividades e é muito interessado.
10 - Repetente que segue mostrando as carências do ano passado. Apesar de estar faltando menos, mais uma vez não teve o caderno completo. Entregou o trabalho do 1o bimestre da maneira correta apenas no início do 2o bimestre. Tirou uma nota mediana na prova e muito ruim no trabalho, além de ainda ter dificuldade na escrita com acentuação e troca de fonemas.
11 - Aluna com dificuldades que precisa de atenção. Foi faltosa nesse bimestre, não teve o caderno completo e não fez o trabalho. Tirou nota baixa na prova e mostrou pouco empenho e interesse, A leitura segue deficiente e tem muita dificuldade na escrita com letras maiúscula e minúsculas misturadas todo o tempo.
12 - Aluno com dificuldade que precisava de atenção, mas mostrou grande melhora. Dessa vez, o caderno estava completo, nota mediana na prova e realizou todas as atividades. Parou de faltar também, o que ajudou muito.
13 - Aluna com dificuldades que precisa de atenção, mas mostrou pequena melhora. Novamente, o trabalho foi muito fraco, mas realizou todas as atividades. A nota mais uma vez foi péssima na prova. Escrita deficiente no formato das letras, além de dificuldades com as letras maiúsculas e por comer letras no final das palavras. É pouco empenhada, conversa demais e se dispersa com facilidade.
14 - Pareceu ser um aluno mediano com ressalvas, mas repetiu o fraco desempenho. Não teve o caderno completo mais uma vez e a nota ruim na prova melhorou pouco. Na escrita come letras das palavras. Lê bem. Não fez o trabalho, assim como um exercício para casa que valeria ponto extra. Disperso e pouco empenhado.
15 - Repetente que havia mostrado significativa melhora, mas caiu um pouco de rendimento. Ainda assim, é um aluno com necessidades especiais. De novo, não teve o caderno completo, mas realizou as demais atividades, ainda que o trabalho tenha sido muito fraco. O interesse e a participação caíram um pouco. A escrita ainda é por vezes confusa e a leitura truncada, mas tem mostrado desenvolvimento.
16 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção que apresentou significativa melhora. Foi diagnosticado como disléxico e ainda que a escrita e leitura sigam deficientes, tem demonstrado empenho. Realizou todas as atividades, mesmo que o rendimento seja sempre fraco.
17 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção e mostrou extrema piora. Praticamente abandonou as aulas, somando 26 faltas. Não realizou nenhum trabalho ou prova. Apresenta problemas de indisciplina e no relacionamento com os colegas. Pouco interesse e nenhuma participação. A leitura é mediana, mas a escrita peca na acentuação e pontuação.
18 - Repetente que segue mostrando as carências do ano passado. É uma aluna de grande capacidade, mostrou isso novamente no 2o bimestre. Já poderia ter progredido ano passado, mas reprovou por faltas. Segue com bom desempenho nas atividades, mesmo não realizando todas, como o caderno incompleto ou o trabalho de geografia, mas as faltas diminuíram um pouco.
20 - Boa aluna, que apresentou significativa piora. Não realizou a prova, nem a recuperação ou o trabalho de geografia, chegando a ser advertida por não realizar atividades. Mesmo sendo participativa, gosta de ser uma agente provocadora e dar respostas atravessadas. Leitura muito ruim. Escrita deficitária na acentuação.
21 - Repetente que mostrou significativa melhora no começo, mas que agora teve queda no desempenho. Deixou de realizar todas as atividades e voltou a ser faltoso (6 faltas). Não teve o caderno completo e não fez o trabalho.
22 - Transferido.
23 - Aluna com dificuldades que precisa de atenção, mas apresentou pequena melhora. Não teve o caderno completo novamente, mas tirou nota boa nas provas. Não fez o trabalho, além de continuar faltosa (6 faltas). A leitura é mediana, enquanto que a escrita tem problemas na acentuação e por comer letras no fim das palavras.
24 - Bom aluno, que teve pequena melhora. Realizou todas as atividades e apesar da nota baixa no trabalho e de muitos erros de português, seguiu melhorando. Tem dificuldade com as letras maiúsculas e com a separação das palavras, além de trocar as letras "l" e "d".

25 - Aluno mediano com ressalvas, que teve melhora no desempenho.  Realizou todas as atividades, mas com nota baixa no trabalho pelos muito erros de português. É o mesmo caso na prova. É interessado e participativo, sendo ajudado pela irmã (26), que tem bom desempenho e o estimula. Escreve com dificuldade na acentuação e com a letra "p". A leitura é razoável.
26 - Ótima aluna, que teve significativa melhora nesse bimestre. Além de ter bom rendimento, ajuda o irmão (25). Lê bem.
27 - Aluna mediana, que começou bem, mas teve queda de rendimento. Além de novamente ter nota ruim na prova, não foi bem no trabalho e não teve o caderno completo. Lê bem.
28 - Abandonou.
29 - Repetente que continuou mostrando alguma melhora. Realizou todas as atividades, mesmo que o desempenho tenha sido mediano na prova e no trabalho. A disciplina segue melhor, mas ainda com tendência à dispersão. A escrita tem problemas na acentuação das palavras.
30 - Aluna mediana com ressalvas. Novamente não teve o caderno completo e nota ruim no trabalho. As faltas também aumentaram (6 faltas). Tem dificuldades na socialização, além de leitura fraca e muitos problemas na escrita.
31 - Repetente que mostrou alguma melhora, mas em menor ritmo agora. Ainda tem algumas faltas (5 faltas), além de o interesse e a participação terem diminuído também. Fez todas as atividades, com notas medianas. A leitura ainda é fraca e truncada.
32 - Aluna com dificuldades que precisa de atenção e não apresentou melhora. As faltas diminuíram, mas o desempenho seguiu fraco, mesmo estando presente nas aulas. Dessa vez, teve o caderno completo, mas não fez o trabalho e a nota da prova foi ruim. Segue muito reservada e pouco participativa, tímida até mesmo na leitura.
33 - Bom aluno. O aluno chegou no meio do 2o bimestre, mas mesmo assim teve bom desempenho, realizou todas as atividades e se mostrou bastante participativo.

6o ano B

Essa turma vem se confirmando como um dos casos mais complicados para o ano. Além de possuir dois alunos que tumultuam muito o ambiente (uma que é repetente), segue o pouco capricho na realização das atividades. Houve troca do professor conselheiro, o que parece ter tido algum efeito positivo. Além disso, essa turma ganhou a gincana da festa junina, mostrando empenho de vários dos estudantes.

1 - Boa aluna, com ressalvas na disciplina e queda no desempenho. Não diminuíram as faltas (6 faltas), mas aumentaram os conflitos em sala, principalmente com a aluna 22. Não teve o caderno completo e teve queda no rendimento de todas as atividades.
2 - Excelente aluno, um dos mais dedicados do 6o ano. Lê bem.
3 - Repetente que havia mostrado alguma melhora, mas já voltou às deficiências do ano anterior. Não teve o caderno completo, não fez o trabalho de geografia e está ainda mais faltoso (8 faltas). Tem excelente rendimento nas provas, mas não tem compromisso e dedicação. A leitura é razoável.
4 - Aluna com dificuldades que precisa de atenção, mas mostrou grande melhora. Realizou todas as atividades e dessa vez tem ótimo desempenho na prova. A leitura é boa, mas na escrita tem problemas com uso das letras maiúsculas.
5 - Ótima aluna. Lê bem. Realizou todas as atividades.
6 - Aluno mediano com ressalvas, mas que mostrou significativa melhora. Realizou todas as atividades e dessa vez teve boa nota nas provas, mesmo que a nota do trabalho tenha sido baixa.
7 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção. Já está reprovado e deve ser retido, pois necessita de um acompanhamento particular no ano que vem. Deve-se aproveitar o restante do ano para tentar sanar as deficiências atuais. Ainda apresenta problemas de conversa excessiva, brincadeiras fora de hora  e falta de compromisso. Mesmo sem ser faltoso, não realizou o trabalho e não teve o caderno completo. A leitura é mediana e os erros de português são muitos. Zerou a prova novamente
8 - Repetente que mostrou significativa melhora, mas voltou a apresentar os problemas do ano anterior. É um aluno acompanhado de perto, por histórico de problemas de sociabilidade desde a escola anterior. Embora ainda tenha alguns problemas nas relações com os colegas, a socialização segue melhor. Mas nesse bimestre não realizou todas as atividades, tendo o caderno incompleto. A nota do trabalho foi péssima e a da prova ruim, pelo muitos erros de português.
9 - Bom aluno que mostrou melhora. Realizou todas as atividades, mesmo que o desempenho nos trabalhos ainda deixe um pouco a desejar.
10 - Aluno mediano que precisa de atenção. É muito agitado, carente de atenção e tem problema de crescimento, que a família está tentando tratar. Realizou todas as atividades, mas o desempenho na prova e nos trabalho foi péssimo. Tem muita dificuldade na aplicação de conceitos e desenvolvimento das ideias.  Comete muitos erros de português. A leitura é boa.
11 - Aluna mediana com ressalvas. A nota da prova novamente foi ruim, assim como a nota dos trabalhos. Realizou todas as atividades. A leitura é razoável. Também se dispersa com facilidade pela conversa e brincadeiras fora de hora.
12 - Boa aluna que mostrou melhora. Melhorou muito a nota da prova, mas teve uma nota ruim no trabalho. Realizou todas as atividades. Lê bem.
13 - Aluno mediano com ressalvas, que mostrou alguma melhora. Realizou todas as atividades, mas o desempenho na prova e nos trabalhos foi ruim. Continua envolvido em conflitos com alguns colegas. A leitura é boa, mas a escrita precisa melhorar, principalmente na questão de letras maiúsculas e minúsculas.
14 - Aluna com dificuldades que precisa de atenção. Essa aluna já está reprovada, pois foi ainda mais faltosa nesse bimestre (10 faltas). Mesmo conseguindo ter realizado todas as atividades, as notas foram péssimas em todas. É desbocada e sempre metida em confusões com colegas. Além da escrita deficiente, com erros excessivos com as letras maiúsculas, tem leitura fraca. É preciso enfrentar essas dificuldades no segundo semestre e diminuir as ausências para colher bons frutos ano que vem.
15 - Repetente que mostrou significativa melhora e melhorou ainda mais nesse bimestre. Realizou todas as atividades com bom desempenho, esta cada vez mais empenhada e parece ter tomado gosto por ser responsável e aplicada. Fez o melhor trabalho entre todos os estudantes do 6o ano. A leitura é razoável e pode melhorar.
16 - Aluna mediana com ressalvas, que mostrou alguma melhora. Realizou todas as atividades, o desempenho na prova foi ruim, mas no trabalho foi bom. A leitura é razoável e a escrita precisa melhorar. Precisa ter cuidado com as faltas (5 faltas).
17 - Bom aluno com ressalvas. Tem bom desempenho nas avaliações, mas novamente não teve o caderno completo. Demonstra falta de comprometimento e desinteresse de maneira geral, mas é muito perspicaz na aplicação dos conceitos. A leitura e a escrita são boas.
18 - Aluno mediano com ressalvas, que não mostrou melhora. As faltas aumentaram (7 faltas) e o caderno não estava completo mais uma vez. O desempenho nas atividades é razoável, mas demonstra falta de compromisso e problemas disciplinares. A leitura é mediana e na escrita tem problema com as letras maiúsculas.
19 - Aluna mediana com ressalvas, que mostrou pequena melhora. Realizou todas as atividades, mas teve desempenho ruim na prova e no trabalho. A leitura é razoável, mas na escrita tem dificuldades com letras maiúsculas e minúsculas. Problemas com conversa excessiva.
20 - Aluna mediana que teve queda de rendimento. Dessa vez, não teve o caderno completo e zerou o trabalho. Tendo notas ruins nas provas. Também apresentou problemas de conversa excessiva. Lê bem.
21 - Aluno mediano que apresentou melhora. Não fez o trabalho e teve um desempenho ruim na prova. Escreve muito bem e lê bem, mas parece pouco focado. Novamente teve um problema de agressão, apresentando dificuldade nos relacionamentos com os colegas.
22 - Repetente que mostrou alguma melhora inicialmente, mas já está retornando ao padrão do ano anterior. É um dos casos que tumultua a turma, situação já identificada no ano anterior e que se agravou nesse bimestre. Conversa demais, é agitada, tenta sempre ter o controle da convivência social da classe, além de gerar fofocas dos desafetos. Não realizou o trabalho, a leitura segue truncada e a escrita um tanto confusa.
23 - Aluna com dificuldades que precisa de atenção e mostrou piora. A aluna está reprovada, pois abandonou os estudos no início do bimestre, retornando apenas na época de provas. Teve um total de 28 faltas. Sendo assim, não realizou nenhuma atividade, nem mesmo a prova de história. A leitura é razoável, mas na escrita come as letras no final das palavras. Precisa de acompanhamento particular e talvez seja um caso para acionar o conselho tutelar.
24 - Abandonou.
25 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção. Continua disperso e conversador, além de indisciplinado e desafiador. Realizou todas as atividades e mostrou melhora de desempenho, mesmo com notas ruins em todas.
26 - Aluno mediano que mostrou grande melhora. Realizou todas as atividades com desempenho mediano em todas, mas mostrou-se interessado, apesar de alguns problemas de conversa excessiva.
27 - Aluno com necessidades especiais, semi-alfabetizado apenas. Não consegue ler textos simples e a escrita é desconexa e sem sentido. Possui problema de memória. Não fez o trabalho, mas tem mostrado mais interesse e participação na aula. As faltas diminuíram (5 faltas).
28 - Aluno mediano que mostrou grande piora. Não teve o caderno completo e zerou a prova. Nota ruim nos trabalhos, brincadeiras excessivas e muita disperção. Lê bem.
29 - Aluno mediano com ressalvas, que mostrou alguma melhora. Tem sérios problemas de interação social, muito agitado e prolixo. A dificuldade de relacionamento com os colegas só aumentou nesse bimestre. É desbocado e provocador. Foi suspenso mais vezes, já tendo percebido que esse é um recurso limitado. É inteligente e manipulador, sendo a mãe professora de escola próxima. Lê e escreve muito bem.
30 - Ótimo aluno que mostrou grande melhora. Realizou todas as atividades, tendo ótima nota na prava, mas nota ruim no trabalho. Lê bem.

6o ano C

A turma manteve o bom rendimento nesse bimestre, muito embora alguns dos casos graves tenham piorado. A turma está um tanto mais agitada, mas os alunos seguem participativos e interessados de modo geral.

1 - Aluna com dificuldades que precisa de atenção. Não teve o caderno completo novamente e não fez o trabalho. Mesmo assim, houve melhora na convivência social com os colegas. Teve boa nota na prova e tem demonstrado maior interesse, mas as faltas atrapalham a deslanchar (7 faltas). A leitura segue ruim, mas a escrita, mesmo com muitos erros, troca de fonemas e letras, mostrou alguma melhora.
2 - Ótima aluna, que apresentou melhora para excelente. Lê bem. Não teve problema com faltas, mas requer sempre atenção especial pela saúde.
4 - Aluna com dificuldades que precisa de atenção e não mostrou nenhuma melhora. As faltas diminuíram, mas não teve o caderno completo e as notas na prova e nos trabalhos foram péssimas. Precisa de acompanhamento particular, pois é muito dispersa e conversa demais, sendo melhor retê-la nesse ano para que consiga progredir normalmente no ano seguinte. Leitura deficiente, escrita com muito erros de português, em especial, com letras maiúsculas e por comer letras no fim das palavras.
5 - Repetente que mostrou significativa melhora, mas voltou a apresentar os problemas do ano anterior. Voltou a ser faltosa (7 faltas) como no ano passado, não teve o caderno completo, não fez o trabalho de geografia e a nota do trabalho de história foi péssima.
6 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção e apresentou piora. Segue faltoso (8 faltas). Dessa vez teve o caderno completo, mas faltou as duas provas. Erros recorrentes na escrita no que tange à pontuação e letras maiúsculas.
7 - Ótimo aluno, mas com ressalvas. É um tanto arredio e tem conversado em demasia. Não fez o trabalho, mas é muito bom na aplicação dos conceitos nas provas. Leitura razoável.
8 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção, que mostrou pequena melhora. O aluno segue com sérias dificuldades na escrita e na elaboração de frases estruturadas. É desinteressado, mas como apliquei a prova, dessa vez respondeu toda, o que melhorou o rendimento. Desiste com facilidade e não teve o caderno completo, mas fez os trabalhos.
9 - Ótimo aluno. Realizou todas as atividades, teve nota baixa no trabalho, mas foi muito bem na prova. Escrita com problemas na pontuação.
10 - Aluno mediano com ressalvas, que apresentou queda de rendimento. O principal problema foi o excesso de faltas no fim do bimestre (7 faltas). Realizou a maioria das atividades, mas perdeu a prova de recuperação por falta. A nota nos trabalhos foi ruim. Tem problemas na escrita com a pontuação e acento.
11 - Bom aluno, que mostrou melhora, mas apresenta dificuldade em outras disciplinas. Realizou todas as atividades. Lê bem.
12 - Repetente que segue mostrando as carências do ano passado, mas mostrou alguma melhora. Segue faltoso (6 faltas) e continua pouco aplicado nas atividades. Mais uma vez, não teve o caderno completo e não fez o trabalho. Tem dificuldade com as letras maiúsculas na escrita.
13 - Ótimo aluno, que apresentou melhora para excelente. Realizou todas as atividades.
14 - Ótima aluna, que apresentou melhora para excelente. Realizou todas as atividades. Lê incrivelmente bem.
15 - Boa aluna, que mostrou melhora. Mesmo não tendo o caderno completo novamente, teve ótimas notas nas provas mais uma vez. Lê bem.
16 - Bom aluno, que mostrou melhora. Realizou todas as atividades. Problemas com o acento, a pontuação e a estrutura dos textos, mas os erros de português diminuíram.
17 - Repetente que mostrou significativa melhora, mas voltou a apresentar problemas do ano anterior. Não teve o caderno completo e demonstrou um pouco da apatia do ano passado. Lê bem.
18 - Ótimo aluno, mas com ressalva. Não teve o caderno completo, mas teve nota ótima na prova.
19 - Bom aluno, que mostrou melhora para excelente. Realizou todas as atividades e teve ótima nota na prova. Lê bem.
20 - Abandonou no meio do bimestre e não realizou nenhuma das atividades.
21 - Aluna mediana que teve queda de rendimento. Não teve o caderno completo, além de notas péssimas nos trabalhos e na prova. Muita conversa e dispersão. Leitura razoável.
22 - Boa aluna. Realizou todas as atividades, mas pode melhorar nos trabalhos.
24 - Bom aluno que mostrou melhora para excelente. Realizou todas as atividades e demonstra muito interesse.
25 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção e mostrou queda de rendimento. Além dos problemas disciplinares por perturbar colegas e bagunça, nesse bimestre zerou a prova por tentar copiar questões de outros colegas mesmo comigo aplicando em sala. Também zerou o trabalho, não teve o caderno completo e faltou à prova de recuperação. Precisa de acompanhamento particular e já está reprovado, devendo ser preparado para progredir normalmente ano que vem.
26 - Repetente que mostrou significativa melhora. As faltas diminuíram (4 faltas), mas não fez o trabalho de geografia. Apesar da nota ruim no trabalho de história, teve ótima nota na prova.
27 - Repetente que mostrou alguma melhora, mas voltou a apresentar os problemas do ano anterior. Novamente, o caderno não estava completo e também não fez o trabalho, além do aumento no número de faltas. Conseguiu boas notas nas provas, mas merece atenção, pois conversa demais e as faltas estão aumentando (5 faltas).
28 - Boa aluna, que teve queda acentuada de rendimento. Mais uma vez, não teve o caderno completo e também zerou a prova. Os trabalhos foram muito ruins, Troca muitos fonemas e letras na escrita.
29 - Ótima aluna, que melhorou para excelente. Realizou todas as atividades.
30 - Repetente que mostrou significativa melhora, mas teve uma pequena queda de rendimento. As brincadeiras e as faltas aumentaram, assim como o empenho diminuiu. A leitura é razoável.
31 - Abandonou novamente.
32 - Abandonou no fim do bimestre e não realizou nenhuma das atividades.
33- Chegou no meio do bimestre, tem muitas faltas e não realizou nenhuma das atividades.

6o D

Essa turma continua agitada, havendo muitos alunos bagunceiros, o que prejudica toda a turma em algum nível. Existem muitas brincadeiras fora de hora, conversas paralelas e não há como deixá-los sozinhos sem que haja tumultos. Na média, houve melhora das notas, mas os destaques são poucos.

1 - Transferida.
2 - Boa aluna, que mostrou leve queda de rendimento. Realizou todas as atividades, mas teve notas ruins nos trabalhos. Lê bem.
3 - Repetente que segue mostrando as carências do ano passado.  Teve alguma melhora de nota, mas a parte disciplinar continua um sério problema. O aluno continua faltoso (5 faltas), mas mostrou algum empenho nas atividades. De novo, o caderno estava incompleto. A leitura é boa. O comportamento também não progrediu, tendo, por exemplo, mexido no material de professores.
4 - Aluna com dificuldades que precisa de atenção, mas mostrou grande melhora. Realizou todas as atividades e dessa vez tirou uma boa nota na prova, mesmo que os trabalhos ainda tenham sido ruins. É muito comunicativa e um tanto carente, com dificuldades familiares, que também atingem o irmão, o aluno 23.
5 - Aluna mediana que apresentou melhora. Realizou todas as atividades e o desempenho foi razoável, com exceção do trabalho de geografia.
6 - Boa aluna que mostrou grande melhora. Realizou todas as atividades e apesar das notas ruins nos trabalhos, foi muito bem nas provas. Lê bem.
7 - Transferida.
8 - Transferida.
9 - Aluna com dificuldades que precisa de atenção, mas mostrou alguma melhora. Novamente, ela não teve o caderno completo, além de zerar o trabalho, mas o rendimento na prova foi muito bom. Conversa demais, é muito dispersa e costuma se envolver nas brincadeiras dora de hora. Escrita com muitos erros de português.
10 - Bom aluno que mostrou melhora. Realizou todas as atividades, mas não foi bem no trabalho de geografia. Lê bem. Na escrita, peca no uso das letras maiúsculas.
11 - Boa aluna, que teve queda de rendimento. É muito boa nas atividades, mas tem sérios problemas disciplinares, conversa demais e é metida a valentona. Continua teimosa e um tanto agressiva.
12 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção e não mostrou melhora. Dessa vez, teve o caderno completo, mas zerou os trabalhos, além de ter nota ruim na prova. Também conversa muito, é desatento e se envolve nas brincadeiras fora de hora. A leitura é ruim e tem dificuldade com as letras maiúsculas na escrita.
13 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção, mas que mostrou alguma melhora. Tem sérios problemas na interação social com os colegas, estando sempre metido nas confusões, mas bancando o dissimulado. Ainda assim, os casos foram menos numerosos esse bimestre. As faltas, por outro lado, aumentaram (7 faltas). Realizou todas as atividades e apesar da nota ruim na prova, teve boa nota no trabalho. A leitura é péssima e a escrita muito deficiente, pouco estruturada.
14 - Transferida.
15 - Repetente que segue mostrando as carências do ano passado, mas apresentou melhora. Além de parar com as faltas, apesar da agitação, não teve novos episódios de desrespeito com os professores. Foi bem nas atividades e realizou todas. A leitura é razoável. Tem problemas no uso das letras maiúsculas.
16 - Bom aluno, que melhorou de rendimento. Realizou todas as atividades. Lê bem.
17 - Boa aluna, que teve queda de rendimento. As faltas aumentaram (6 faltas), não teve o caderno completo e teve notas ruins nos trabalhos. Leitura razoável e dificuldade no uso do plural na escrita.
18 - Aluna mediana que não teve melhora. O rendimento na prova melhorou, mas teve notas ruins nos trabalhos. Não realizou a prova de recuperação. Lê bem, mas não lida bem com letras maiúsculas.
19 - Transferida.
20 - Aluno mediano que apresentou melhora. Realizou todas as atividades e apesar das notas ruins nos trabalhos, teve boa nota nas provas. Se deixa levar pelas brincadeiras fora de hora. Leitura mediana.
21 - Aluno mediano com ressalvas, que mostrou significativa melhora. Realizou todas as atividades e apesar do desempenho ruins nos trabalhos, teve boa nota na prova. A leitura é razoável.
22 - Repetente que segue mostrando as carências do ano passado, mas mostrou alguma melhora. Mesmo com problemas de comportamento como no ano anterior, como conversas e brincadeiras fora de hora, se empenhou mais nesse bimestre. Ainda assim, não fez o trabalho de geografia. Teve uma boa nota na prova.
23 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção, mas mostrou alguma melhora. Apesar dos constantes problemas disciplinares, com pelo menos dois casos sérios de briga nesse bimestre, o aluno mostrou mais empenho. Teve a ajuda da irmã (aluna 4), mas costumam ter brigas também. Mesmo assim, realizou todas as tarefas. Teve nota ruim nos trabalhos, mas foi bem nas provas.
24 - Aluna mediana, que mostrou melhora. Teve notas ruins nos trabalhos, mas fez todas as atividades com notas medianas nas provas. A leitura é ruim e come letras ao escrever.
25 - Ótimo aluno, que teve queda de rendimento. Apesar de algumas brincadeiras fora de hora, o problema foi não ter feito a prova, mesmo assim conseguiu se recuperar na prova de recuperação.  Fez as demais atividades com notas medianas nos trabalhos. Lê bem.
26 - Abandonou. Chegou a voltar no fim do bimestre, mas segue faltoso (24 faltas) e só fez a prova entre as atividades.
27 - Repetente que mostrou significativa melhora e manteve esse rendimento. Realizou bem todas as atividades, a leitura melhorou e só precisa melhorar a acentuação na escrita.
28 - Ótima aluna, que apresentou melhora para excelente. Realizou todas as atividades. Lê bem.
29 - Boa aluna, que mostrou melhora. Realizou todas as atividades.
30 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção e não mostrou melhora. Continua faltoso (6 faltas). Não teve o caderno completo, não fez o trabalho de geografia e teve notas ruins na prova e no trabalho. Na escrita troca fonemas, não acentua e tem dificuldades com as letras maiúsculas. Também tem muitos problemas disciplinares, brincadeiras excessivas e é disperso. O aluno já está reprovado e é preciso um acompanhamento particular para enfrentar as carências, de modo a conseguir progredir no próximo ano.
31 - Aluno mediano que mostrou melhora no rendimento. Realizou todas as atividades e apesar das notas ruins nos trabalhos, teve bom desempenho nas provas.
32 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção que não mostrou melhora. Novamente não teve o caderno completo, também não fez o trabalho e teve nota ruim na prova. Tem dificuldade em acompanhar o ritmo da aula, lê mal e peca na escrita, pois não acentua e come letras no final das palavras. A situação é bem delicada e precisa se empenhar de verdade.
33 - Transferido.
34 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção, que mostrou alguma melhora. Embora os problemas disciplinares tenham continuado, estando desde o início nesse bimestre, realizou todas as atividades e teve um desempenho razoável. É interessado, mas fala demais e se mete muito na vida dos colegas.
35- Chegou no final do bimestre e teve desempenho razoável nas provas.

6o E

A turma de modo geral teve uma melhora, não sendo mais a turma de notas mais baixas do 6o ano. Ainda assim, ainda é uma sala muito tumultuada e alguns dos casos graves realmente abandonaram ou desistiram.

1 - Aluno mediano com ressalvas, que mostrou piora. Além do problema da conversa, apesar de ter o caderno completo dessa vez, teve notas péssimas em todas as atividades, mostrando dificuldade com conceitos, além dos muitos erros de português. Come letras e tem deficiência na acentuação.
2 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção, que apresentou piora. Este aluno ja'está reprovado, pois foi ainda mais faltoso (10 faltas) nesse bimestre e não realizou nenhuma atividade, nem mesmo as provas. Tem grande dificuldade na escrita e na leitura. Os problemas disciplinares continuaram quando estava presente. É preciso resolver o problema das faltas antes de mais nada.
3 - Bom aluno com ressalvas, que teve queda de rendimento. Continua agitado, não fica parado no mesmo lugar e fala ininterruptamente. Foi encaminhado como hiperativo. Teve muitas faltas (5 faltas) e perdeu a prova. Tem algum problema na escrita com acentuação, letras maiúsculas e minúsculas. O comportamento, no entanto, tumultua o ambiente e tem dificuldade no relacionamento com os colegas.
4 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção e teve queda de rendimento. É outro aluno com sérios problemas disciplinares, bem como problemas extra-classe, estando seriamente metido com más companhias. É agressivo com os colegas e dado ao confronto. Já está reprovado e a família não atende aos chamados da escola. É um caso indicado para o conselho tutelar. Não realizou atividades, nem mesmo a prova, além de ser suspenso por fugir da escola. A escrita é confusa e com problemas de coerência.
5 - Aluna mediana com ressalvas, que teve uma pequena melhora. Continua a conversa excessiva e  não fez o trabalho, mas teve o caderno completo dessa vez. As notas nas provas foram melhores. A escrita e a leitura são boas.
6 - Aluna com dificuldades que precisa de atenção, mas que apresentou melhora. Realizou todas as atividades, mas segue com desempenho ruim em todas. Mesmo assim segue melhor do que o irmão. É metida a valentona e se mete em atritos com os colegas. Também conversa e brinca muito. A leitura é razoável, mas precisa melhorar a acentuação na escrita.
7 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção, mas mostrou alguma melhora de rendimento. Os problemas disciplinares e de convivência continuam, mas diminuíram. As faltas diminuíram (5 faltas). Não realizou a prova e nas demais atividades teve desempenho ruim. A leitura é péssima. Na escrita, tem dificuldade na coerência mínima, sendo apenas semi-alfabetizado pelo visto.
8 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção, mas teve uma pequena melhora. Realizou todas as atividades, mas com notas ruins. A leitura é ruim e a escrita muito deficiente. Além do mesmo problema de acentuação da irmã, ainda come letras e tem dificuldade com a separação das palavras.
9 - Boa aluna que teve melhora de rendimento. Realizou rodas as atividades, mas foi faltosa (7 faltas). Lê bem. Melhorar a acentuação na escrita.
10 - Aluna com dificuldades que precisa de atenção, mas mostrou significativa melhora. Segue faltosa (7 faltas) e não fez o trabalho, mas realizou as demais atividades, indo bem em algumas como o trabalho de geografia e o caderno. Apesar da leitura ser razoável, conversa muito e passeia pela sala. A escrita é deficiente na acentuação e come letras. A situação ainda é muito grave, mas pode ser resolvida.
11 - Aluno mediano com ressalvas, que apresentou pequena melhora. O rendimento na prova ainda foi ruim e não teve o caderno completo, mas realizou as demais atividades com desempenho satisfatório. Tem problema de conversa excessiva e brincadeiras fora de hora. Troca letras na escrita e a leitura é razoável.
12 - Aluna mediana que não mostrou melhora. Dessa vez, teve o caderno completo, mas o desempenho nos trabalhos foi ruim, ainda que tenha realizado todas as atividades. Precisa melhorar a acentuação.
13 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção e não mostrou melhora. Não teve o caderno completo e não fez o trabalho, ainda que a nota da prova tenha melhorado. É muito disperso e pouco empenhado. A leitura é razoável. Come letras na escrita.
14 - Aluna com dificuldades que precisa de atenção e não mostrou melhora. Tem problemas disciplinares, histórico de repetência e embora a mãe tenha comparecido mais vezes, não houve melhora. As faltas tenham diminuíram, teve o caderno completo, mas o desempenho em todas as atividades foi péssimo, além de não comparecer à prova de recuperação. A leitura é razoável, mas na escrita mistura fonemas e come letras.
15 - Repetente que segue mostrando as carências do ano passado, mas mostrou significativa melhora nesse bimestre. Dessa vez, realizou todas as atividades, teve o caderno completo e apesar das notas ruins nos trabalhos, teve notas boas nas provas. Embora a conversa continue, as brincadeira diminuíram.
16 - Aluno carente acompanhado pela tia que é da equipe de limpeza da escola e que não mostrou melhora. Continua faltoso (5 faltas), mesmo tendo comparecido um pouco mais.  Continua agressivo e arredio, além de pouco empenhado. Novamente, não teve o caderno completo e também não fez o trabalho. A nota da prova melhorou um pouco, mas a escrita é muito deficiente e a leitura fraca.
17 - Boa aluna, que manteve o desempenho. Teve  um pequeno relaxamento na feitura das atividades e a conversa aumentou, mas realizou todas as atividades. Lê bem.
18 - Repetente que mostrou significativa melhora e continuou melhorando. Continua conversadeira, mas realizou todas as atividades, com bom desempenho em todas.
19 -  Repetente que mostrou significativa melhora e melhorou ainda mais. O comportamento segue melhor e continua muito empenhado nas atividades, tendo realizado todas e obtendo boas notas. A leitura é boa e na escrita só precisa cuidar das letras maiúsculas e minúsculas.
20 - Aluna mediana com ressalvas, que mostrou uma pequena melhora. Apesar da nota ruim no trabalho, realizou todas as atividades. A leitura é razoável.
21 - Bom aluno que melhorou para ótimo. Realizou todas as atividades, mas continua um pouco agitado e falastrão. Lê bem.
22 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção e já está reprovado. Todo o problema de indisciplina só aumentou. Tem um irmão na sala, que é um caso complicado, mas menos grave. Não realizou nenhuma das atividades e foi ainda mais faltoso (12 faltas). Tumultua o ambiente e perturba os colegas. A escrita é muito deficiente, principalmente na acentuação, além de comer letras. É um caso difícil de se lidar, estando muito envolvido com questão graves fora do espaço escolar também.
23 - Aluna com dificuldades que precisa de atenção, mas mostrou significativa melhora. Dessa vez, realizou todas as atividades, mesmo a nota do trabalho sendo péssima e problemas de conversa. Teve algum problema com faltas (5 faltas), mas melhorou bastante de rendimento nas provas. A leitura é satisfatória e na escrita erra nas maiúsculas.
24 - Aluno mediano que mostrou significativa melhora. Realizou todas as atividades e apesar da nota ruim no trabalho, teve bom desempenho nas demais, melhorando bastante nas provas. Cuidado com as letras maiúsculas.
25 - Ótima aluna, que seguiu melhorando. Realizou todas as atividades com exceção de um dever de casa. Também está mais conversadeira, mas o desempenho nas provas é excelente. Lê bem.
26 - Aluna mediana com ressalvas, que apresentou queda de rendimento. Não fez o trabalho, zerou a prova, mostrou muita falta de empenho e disperção, As faltas diminuíram. A leitura é razoável, mas a escrita tem problemas na acentuação, na pontuação, além de comer letras no fim das palavras.
27 - Boa aluna, que teve queda de rendimento. Novamente, não teve o caderno completo e não realizou o trabalho. Ainda assim, a nota nas provas foi boa. Atenção ao plural das palavras.
29 - Ótima aluna, que teve queda de rendimento. Não fez a prova, o que comprometeu sua nota e só foi recuperado em parte pela prova de recuperação. A nota nos trabalhos foi ruim e também anda conversando demais.
30 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção e não apresentou melhora. O caso é menos grave que o do irmão, mas também tem deficiências na escrita e na leitura. A leitura é mediana. Na escrita precisa melhorar a pontuação e as letras maiúsculas e minúsculas. Também tem problema de comportamento, embora seja mais tranquilo.  Não teve o caderno completo e não fez o trabalho, mas teve desempenho razoável nas provas. Passou a ser faltoso (8 faltas).
31 - Bom aluno, que melhorou para ótimo. É muito empenhado e interessado, apesar de conversar bastante. Realizou todas as atividades.
32 - Bom aluno, que mostrou melhora. Realizou todas as atividades. Precisa ter atenção à pontuação e acentuação.

6o F

Já não é a turma que eu mais gosto de dar aula, pois o ambiente segue tumultuado. Alguns alunos melhoraram, mas a agitação não diminuiu. Há muitos estudantes com dificuldade na leitura e na escrita. Existem alguns destaques, mas o tumulto compromete o rendimento geral da turma.

1 - Aluna mediana com ressalvas e que apresentou melhora. Fez todas as atividades e apesar dos trabalhos ruins, melhorou no restante. A leitura é mediana, mas na escrita tem dificuldade com a pontuação, a acentuação, além de comer letras no final das palavras.
2 - Ótima aluna que segue melhorando. Continua tímida e reservada, mas tem se soltado bem lentamente. Realizou todas as atividades. Lê bem.
3 - Aluna mediana com ressalvas e que não apresentou melhora. Segue com problemas com a conversa excessiva em sala, além de muitas faltas (8 faltas). Não teve o caderno completo. A leitura é razoável, mas precisa cuidar da pontuação na escrita.
4 - Ótima aluna que teve melhora para excelente. Realizou todas as atividades. Lê bem.
5 - Aluna com dificuldades que precisa de atenção e apresentou queda de rendimento. Além de muitas faltas (8 faltas), não realizou a maioria das atividades, como as provas. Continua com problema de dispersão por conta da conversa. Na escrita, tem dificuldade com o uso das letras maiúsculas e na acentuação. Já está reprovada e precisa de um acompanhamento individualizado para que possa prosseguir normalmente ano que vem.
6 - Bom aluno que teve melhora para excelente. Realizou todas atividades com destaque para a prova.
7 - Aluno com necessidades especiais que apresentou melhora. É retraído, mas muito mais pró-ativo do que o irmão, que também foi meu aluno. A leitura é muito ruim, com extrema dificuldade para formar os vocábulos. Ainda assim, continua presente e esforçado no copiar. Dessa vez, realizou todas as atividades.
8 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção e apresentou queda de rendimento. É esperto, mas segue faltoso (6 faltas), além de indisciplinado e falastrão. Não teve o caderno completo mais uma vez e não realizou o trabalho. Gosta de bancar o esperto e se mete na vida alheia.
10 - Foi transferida de turma.
11 - Bom aluno. Boa leitura. Passou  boa parte do bimestre hospitalizado e não realizou nenhuma das atividades.
12 - Aluno com necessidades especiais que apresentou melhora. Muito conversador e simpático. A leitura é muito ruim e na escrita, ele troca letras, não pontua as frases e tem dificuldade com a acentuação. Mas realizou todas as atividades com desempenho razoável.
13 - Bom aluno, mas que teve queda de rendimento. Continua educado e participativo, mas está muito conversador e um tanto disperso. Não realizou o trabalho e não teve o caderno completo. Lê bem.
14 - Bom aluno, mas que não apresentou melhora. Teve ótimo rendimento nas provas, mas não teve o caderno completo e costuma brincar demais. Lê bem.
15 - Boa aluna que apresentou melhora. Realizou todas as atividades e melhorou a nota da prova. Lê bem.
16 - Bom aluno que apresentou melhora. Apesar de conversador e não ter o caderno completo mais uma vez, teve ótima nota na prova. A leitura é razoável.
17 - Transferida.
18 - Boa aluna que apresentou melhora. Muito tranquila e realizou todas as atividades. Leitura mediana.
19 - Aluna com dificuldades que precisa de atenção e apresentou queda de rendimento. Já está reprovada e não parece se importar. Falta em demasia (12 faltas), não realiza as atividades, além de ser dispersa e desinteressada quando em sala. Lê bem, mas tem problema com letras maiúsculas e minúsculas na escrita.
20 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção e não apresentou melhora. Além de agitado e falastrão, tem problemas de contexto familiar que dificultam a aprendizagem. Não teve o caderno completo e não realizou o trabalho. A leitura é deficiente. A escrita é confusa e desconexa em alguns momentos.
21 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção mas mostrou melhora significativa. Conversa demais e é muito aparecido, mas a transferência da irmã parece ter ajudado. Realizou todas as atividades, apesar de notas ruins na maioria. A leitura é razoável.
22 - Aluno mediano que apresentou melhora. Continua conversando demais e metido a engraçadinho, se intromete nos assuntos alheios todo o tempo. Não teve o caderno completo. A leitura é razoável, mas precisa melhorar a acentuação na escrita.
23 - Aluno mediano com ressalvas que apresentou significativa melhora. Segue retraído e vive de capuz, mas também tem se soltado mais. Dessa vez, realizou todas as atividades e melhorou na prova. Precisa melhorar a escrita e a leitura.
24 - Aluna mediana com ressalvas que apresentou queda de rendimento. Além da conversa que já era muita, passou a ser faltosa (10 faltas) e desinteressada, sempre fazendo atividades de outras disciplinas na aula. Não teve o caderno completo e não fez o trabalho. Lê e escreve bem.
25 - Transferido.
26 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção, mas mostrou significativa melhora. Realizou todas as atividades e melhorou na prova. Continua brincalhão e desconcentrado. Lê bem. Tem dificuldades com o uso do plural na escrita.
28 - Boa aluna, que teve queda de rendimento. Com muita conversa e brincadeira, não teve o caderno completo mais uma vez, além de não fazer o trabalho. Foi bem nas provas. Lê bem.
29 - Aluno mediano com ressalvas, que teve queda de rendimento. Zerou a prova de novo, pois comete muitos erros de português. Não teve o caderno completo. A leitura é ruim. Na escrita, precisa melhorar o uso das letras maiúsculas.
30 - Repetente que mostrou alguma melhora e segue melhorando. Mesmo sem ter o caderno completo de novo e a melhora do comportamento ter diminuído, teve nota excelente na prova. Ainda faltoso (5 faltas). Precisa melhorar a acentuação.
31 - Repetente que mostrou alguma melhora e melhorou mais um pouco. Segue faltoso (9 faltas), mas está mais aplicado nas atividades e realizou todas. O desempenho ainda é fraco. A leitura está razoável, mas a escrita ainda é confusa.
32 - Boa aluna que melhorou para ótima, Realizou todas as atividades. Lê bem. Na escrita, troca fonemas.
33 - Aluno mediano com ressalvas que apresentou melhora. Não teve o caderno completo de novo, mas teve bom desempenhos nas provas. É um tanto arredio. Os textos são confusos, desorganizados e mal pontuados.
34 - Chegou depois de iniciado o bimestre e mesmo com alguns problemas de conversa, realizou todas as atividades com excelente desempenho.

6o G

Realmente, o número menor de alunos favorece o ambiente dessa turma. Os alunos mais indisciplinados costumam faltar e isso também ajuda. O problema maior aqui são justamente as faltas.

3 - Aluna mediana que teve queda de rendimento. Realizou todas as atividades, mas com notas péssimas nos trabalhos. Lê bem
4 - Abandonou.
6 - Ótima aluna que melhorou para excelente. Muito comportada e dedicada, realizou todas as atividades. Lê bem.
7 - Boa aluna que apresentou melhora. Está conversando um pouco demais, mas realizou todas as atividades. Dificuldade com acentuação e pontuação na escrita. Lê bem.
8 - Bom aluno que apresentou melhora. Realizou todas as atividades, mas teve notas ruins nos trabalhos. A leitura é razoável. Na escrita, carência na acentuação e no uso das letras maiúsculas.
9 - Bom aluno, que teve queda de rendimento. Realizou todas as atividades, mas teve notas péssimas nos trabalhos. Lê bem.
10 - Repetente que mostrou alguma melhora, mas já teve queda no rendimento. Já está no 6o ano pela 3a vez. Foi aprovado comigo no ano passado, mas reprovou com outros professores. Ainda tem problemas disciplinares e pouco interesse pelas atividades, não teve o caderno completo e zerou os trabalhos. Tem dificuldade com letras maiúsculas e minúsculas na escrita.
12 - Ótimo aluno, que apresentou melhora. Muito educado e dedicado, apesar das notas ruins nos trabalhos, teve nota excelente na prova. Lê bem.
13 - Aluna mediana que não apresentou melhora. Mais uma vez não teve o caderno completo, além de notas ruins nos trabalhos. Leitura razoável. Foi faltosa (7 faltas).
14 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção e não apresentou melhora. Continua com sérios problemas disciplinares e tumultuando o ambiente, sempre agressivo com os colegas. Novamente faltoso (10 faltas). Tem problemas com o espaçamento das palavras, com a acentuação e mistura fonemas na escrita.
15 - Aluno mediano com ressalvas que teve queda de rendimento. Extremamente faltoso (14 faltas). Não teve o caderno completo. A leitura é satisfatória.
16 - Abandonou.
17 - Ótimo aluno, que teve pequena queda de rendimento. Realizou todas as atividades. Lê bem.
18 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção, mas mostrou significativa melhora. Não fez o trabalho de geografia, mas realizou as demais atividades. É agressivo com os colegas, mas introvertido durante a aula. Segue faltoso (6 faltas). A leitura é razoável e precisa melhorar a pontuação na escrita.
19 - Repetente que mostrou significativa melhora, mas teve queda de rendimento. Voltou a negligenciar os trabalhos, não tendo feito nenhum. Lê bem.
20 - Transferido.
21 - Repetente que mostrou alguma melhora e segue melhorando. Já está no 6o ano pela 3a vez. Foi aprovado comigo no ano passado, mas reprovou com outros professores. Ainda tem problemas disciplinares de brincadeiras fora de hora, mas realizou todas as atividades, mesmo com notas ruins nos trabalhos.
22 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção. É inteligente, mas arredio e teimoso. Abandonou no início do bimestre e só retorno agora depois do recesso, não tendo realizado nenhuma atividade (25 faltas). Lê bem.
23 - Aluna mediana que apresentou melhora. Conversa muito e levanta do lugar todas hora, mas realizou todas as atividades, mesmo com nota ruim nos trabalhos. Continua faltosa (5 faltas). Lê bem.
25 - Bom aluno que apresentou melhora. É conversador e engraçadinho, mas realizou todas as atividades, mesmo com desempenho ruim no trabalho de geografia.
26 - Aluna mediana com ressalvas que apresentou melhora. Realizou todas as atividades, mesmo com nota ruim nos trabalhos. Conversa bastante. Lê bem.
27- Boa aluna que teve melhora de rendimento. Realizou todas as atividades. Leitura satisfatória.
28 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção e teve queda de rendimento. Continuou faltoso (10 faltas). Não realizou a maior parte das atividades, inclusive a prova de recuperação. É arredio e desinteressado. Está reprovado e precisa ser trabalhado individualmente para que possa progredir normalmente no ano que vem.
29 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção e teve queda de rendimento. Foi faltoso (8 faltas) e quando presente, desatento e enrolão, evitando copiar e realizar as atividades. Não realizou nenhuma atividade. Tem problemas de disciplina e é agitado. A leitura é péssima. Está reprovado e precisa ser trabalhado individualmente para que possa progredir normalmente no ano que vem.
30 - Excelente aluna que continuou excelente. Realizou todas as atividades. Lê bem.
32 - Repetente que mostrou alguma melhora, mas já retornou ao comportamento dos anos anteriores. Já está no 6o ano pela 3a vez. Aumentou o número de faltas (10 faltas), teve casos extremos de conflitos com os colegas. Não realizou a maior parte das atividades.
32 - Repetente que mostrou significativa melhora, mas voltou a alguns problemas do ano passado. Novamente não teve o caderno completo e foi faltosa (5 faltas). Nota ruim no trabalho. A leitura é satisfatória.
33 - Bom aluno que teve melhora para ótimo. É agitado e tem TDAH, mas está menos impulsivo. Fala o tempo todo e não para quieto, com muita brincadeira fora de hora. Realizou todas as atividades e obteve boas notas. Na escrita, precisa melhorar a pontuação e ter atenção aos fonemas.

6o H

É a turma que sou conselheiro. A turma se mostrou realmente um barril de pólvora ao longo do segundo bimestre.Vários dos repetentes mais difíceis e indisciplinados que a turma concentrava acabaram entrando em conflito direto, passando a desrespeitar vários funcionários da escola, inclusive pessoas da direção. Mesmo casos com intervenção do conselho tutelar não deram resultado e duas transferências são aguardadas. Isso afeta fortemente o rendimento da turma como um todo, desestabilizando alunos que já apresentam algum dificuldade. Ainda assim, existem alguns destaques e alguns alunos que apresentaram desenvolvimento em relação ao 1o bimestre.

1 - Aluno mediano, que teve queda de rendimento. Não realizou o trabalho e teve uma piora sensível de comportamento. Agitado e enrolador, repetiu desempenho fraco na prova. A leitura é boa.
2 - Ótima aluna que apresentou melhora para excelente. Realizou todas as atividades. É muito tranquila e interessada.. Lê bem.
3 - Boa aluna que apresentou melhora de rendimento. Não teve o caderno completo, mas teve bom desempenho nas provas. Leitura satisfatória.
4 - Boa aluna que teve melhora para ótima. Realizou todas as atividades, tem excelente comportamento e é muito interessada. Lê bem.
5 - Abandonou.
6 - Bom aluno que teve melhora para ótimo. Lê bem, mas precisa tomar cuidado com as letras maiúsculas na escrita. Realizou todas as atividades, indo muito bem nas provas e mal nos trabalhos.
7 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção, mas apresentou pequena melhora. Tem sérios problemas disciplinares, que já levaram a conversas com a mãe algumas vezes, mas que não surtiram lá muito efeito. Novamente não teve o caderno completo, não fez o trabalho, mas a nota nas provas melhorou. Na escrita, come letras e não acentua. Foi faltoso (5 faltas).
8 - Ótima aluna que teve melhora para excelente. Lê bem, mas precisa atentar para a acentuação na escrita. Realizou todas as atividades com destaque para a prova.
9 - Aluno mediano que apresentou sutil melhora. Parecia reservado, mas agora está conversador e se envolveu com problemas de desrespeito com colegas de outras salas. Não teve o caderno completo e zerou o trabalho. A leitura é mediana.
10 - Repetente que segue mostrando as carências do ano passado e já está reprovado. Já está no 6o ano pela 3a vez. Continua tendo sérios problemas disciplinares. Desrespeita professores e provoca os colegas. Vem de um ambiente familiar de extrema carência. Não realizou nenhuma atividade e não assiste mais minhas aulas, pois está aguardando transferência de escola.
12 - Aluno mediano com ressalvas que apresentou significativa melhora. Não teve o caderno completo, mas melhorou muito nas provas. Muito comportado e tranquilo. Lê bem.
13 - Aluna com dificuldades que precisa de atenção, mas mostrou melhora. Realizou todas as atividades, com desempenho bom nos trabalhos, mas ruim nas provas. Lê mal e escreve de maneira confusa e desordenada.
14 - Aluna com dificuldades que precisa de atenção e apresentou queda de rendimento. Já está reprovada, pois foi ainda mais faltosa (13 faltas). De todas as atividades, só realizou o trabalho de geografia. A família não atendeu a nenhum contato.
15 - Abandonou.
16 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção que mostrou pequenina melhora. Parou de faltar. Mesmo assim, mais uma vez não teve o caderno completo e não fez o trabalho. Lê mal e tem dificuldade na escrita. Seguem os problemas disciplinares, com brincadeiras excessivas fora de hora, muita conversa e indo na onda dos outros.
17 - Abandonou.
18 - Ótima aluna que melhorou para excelente. Lê bem. É muito interessada, participativa e escreve bem.
19 - Aluna com dificuldades que precisa de atenção, mas apresentou significativa melhora. Leitura fraca e inverte letras na escrita. Realizou todas as atividades, com boa nota nos trabalhos.
21 - Boa aluna, que apresentou melhora para ótima. Lê bem. Na escrita, tem dificuldade com a acentuação e uso das letras maiúsculas e minúsculas. Realizou todas as atividades e apesar de algumas conversas, é uma boa representante de turma.
22 - Aluno mediano que não apresentou melhora. Diminuíram as faltas. Lê bem, mas não teve o caderno completo de novo. Conversa muito e não apresenta compromisso com as atividades. Não fez o trabalho.
23 - Bom aluno que apresentou melhora para excelente. Realizou todas as atividades indo bem em todas. A leitura é fraca e troca letras na escrita. Muito interessado e participativo.
24 - Repetente que mostrou alguma melhora. Tem grande histórico de repetência antes de chegar à escola no ano passado. Tem sérios problemas disciplinares, perturba os colegas e é muito folgado. Ainda assim, está mostrando mais compromisso com as atividades. É um caso muito difícil, mas não acredito que valha a pena retê-lo e tenho escutado o mesmo dos demais professores. Entrou em conflito direto comigo nesse bimestre e está afastado das minhas aulas.
25 - Aluna com dificuldades que precisa de atenção, mas mostrou pequenina melhora. De novo, teve nota péssima no trabalho pelos inúmeros erros de português. Melhorou um pouco na prova. Diminuiu a conversa excessiva, mas ainda tem problemas de conflito com os bagunceiros. Tem dificuldade no uso da letra "m", troca letras, não usa o plural e não acentua na escrita. Lê mal.
27 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção, mas mostrou alguma melhora. Seguem os problemas disciplinares com brincadeiras fora de hora e conversa excessiva. Melhorou nas provas, mas zerou o trabalho. Dificuldade na acentuação e no uso da letra "t"na escrita. A leitura é razoável.
28 - Ótima aluna que teve melhora para excelente. Realizou todas as atividades. É falastrona e um tanto abusada. Lê bem.
29 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção e teve pequena melhora. Desatento e com problemas disciplinares, provoca os colegas dessa e de outras turmas, conversas e suspensões não resolveram. Não teve o caderno completo e foi muito mal no trabalho. É faltoso (6 faltas). Tem dificuldades no uso das letras maiúsculas, além de trocar as letras "i" e "e" na escrita. A leitura é razoável.
30 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção e teve queda de rendimento. Não teve o caderno completo e o rendimento nos trabalhos foi ruim. A leitura é razoável. Tem problemas no uso das letras maiúsculas e na acentuação na escrita. Foi faltoso (6 faltas).
31 - Repetente que mostrou alguma melhora. Apesar de seguir faltoso (5 faltas), não ter o caderno completo e ter notas ruins nos trabalhos, foi muito bem nas provas. A leitura é razoável, mas a escrita é deficiente.
32 - Aluna com dificuldades que precisa de atenção, mas mostrou pequena melhora. Foi transferida de turma, pois era uma liderança do tumulto na turma F. Conversa muito e se intromete nos assuntos alheios, mas está mais tranquila nessa turma. Não teve o caderno completo, mas a nota das demais atividades melhorou. A leitura é razoável, mas precisa melhorar a acentuação na escrita.
33 - Chegou pelo meio do bimestre e teve desempenho mediano. É quieto.

6o I

Apesar de ser a turma mais numerosa e ter um grande número de repetentes, o rendimento segue satisfatório. O ambiente é agitado pelo grande número de alunos, mas as aulas rendem bem. Alguns casos que requeriam atenção degringolaram, mas no geral houve melhora de rendimento.

1 - Aluna mediana com ressalvas, que não apresentou melhora. Realizou todas as atividades, mas teve nota péssima nos trabalhos e precisa melhorar a acentuação na escrita.
2 - Boa aluna que apresentou pequena melhora. Teve boas notas nas atividades, mas não teve o caderno completo de novo. A leitura é boa, mas precisa melhorar a acentuação.
3 - Repetente que mostrou alguma melhora, mas já retornou ao comportamento dos anos anteriores. Já está no 6o ano pela 3a vez. Já passou de ano comigo ano passado, mas reprovou com outros professores. Tem boa capacidade, mas peca pela disciplina. Anda dormindo na sala, fingindo que está passando mal para ser liberada e coisas do tipo. Não fez o trabalho.
4 - Bom aluno que mostrou pequena melhora de rendimento. Realizou todas as atividades. Leitura satisfatória. Na escrita, precisa melhorar a separação das palavras e ter cuidado com a troca de fonemas. É muito tranquilo.
6 - Boa aluna que apresentou melhora de rendimento. Realizou todas as atividades. Lê bem.
7 - Bom aluno, que teve que da de rendimento. Não realizou a prova. Lê bem, mas é um tanto debochado. Costuma se meter em atritos com os colegas e é agitado.
8 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção e mostrou queda de rendimento. A leitura é ruim, come letras na escrita e não usa as maiúsculas. Não teve o caderno completo e foi muito mal nos trabalhos. Tem dificuldades na socialização com os colegas, está dormindo nas aulas.
9 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção, mas mostrou significativa melhora. Realizou todas as atividades e apesar da nota ruim na prova, melhorou. Nota péssima no trabalho. Lê bem, mas na escrita come letras e não acentua.
10 - Abandonou.
11 - Bom aluno que apresentou melhora de rendimento. Realizou todas as atividades. Lê bem.
12 - Aluna com dificuldades que precisa de atenção, mas apresentou significativa melhora. Mesmo continuando faltosa (14 faltas). A leitura é péssima e a escrita muito deficiente. Mas dessa vez realizou todas as atividades. Apesar do desempenho ruim, isso já foi um avança. Ainda assim, está praticamente reprovada e deve-se buscar junto à família uma solução para as faltas.
13 - Abandonou.
14 - Boa aluna que apresentou melhora de rendimento. Realizou todas as atividades. Leitura razoável.
15 - Abandonou.
16 - Repetente que mostrou alguma melhora, mas voltou a apresentar o comportamento do ano anterior. Seguir indisciplinado e enrolão, voltou a ser faltoso (11 faltas). Não teve o caderno completo e não fez a prova. A leitura é ruim.
17 - Repetente que segue mostrando alguma melhora. A disciplina realmente está melhor, mas não tendo o caderno completo de novo. Não fez o trabalho. A leitura é boa. Na escrita, precisa melhorar a acentuação e o uso das letras maiúsculas.
18 - Aluno com dificuldades que precisa de atenção e não mostrou nenhuma melhora. Segue faltoso (10 faltas).  Só realizou o trabalho de geografia. Já está reprovado e precisa haver contato com a família sobre a questão da falta.
19 - Aluna com dificuldades que precisa de atenção e não mostrou melhora. De novo, não teve o caderno completo e a nota nas provas foi ruim. A leitura e a escrita são deficientes.
20 - Ótima aluna que teve melhora para excelente. Realizou todas as atividades muito bem. Lê bem, mas precisa melhorar o uso das letras maiúsculas na escrita.
21 - Boa aluna que apresentou melhora de rendimento. Realizou todas as atividades. Lê bem.
22 - Boa aluna que manteve o rendimento. Nota ruim na prova de novo, mas realizou todas as atividades.
23 - Bom aluno que apresentou melhora para ótimo. Lê bem, realizou todas as atividades. Conversa muito e é agitado.
25 - Ótima aluna que apresentou melhora para excelente. Muito comportada e aplicada, realizou todas as atividades com uma prova excelente. Lê bem.
26 - Boa aluna que apresentou melhora para ótima. Realizou todas as atividades. Lê bem, mas precisa melhorar a pontuação na escrita.
27 - Repetente que mostrou significativa melhora e segue melhorando. Já está no 6o ano pela 3a vez. Nas duas vezes anteriores, reprovou por abandono. Dessa vez, está aplicado e com bom desempenho nas atividades. Realizou todas as atividades.
28 - Abandono.
29 - Bom aluno que manteve o desempenho. Realizou todas as atividades, mas com nota ruim no trabalho. Lê bem.
30 - Transferida.
31 - Aluno mediano com ressalvas que apresentou alguma melhora. Agitado e com problemas disciplinares, conversa muito. Não teve o caderno completo de novo. Na escrita, peca na pontuação e troca fonemas.
32 - Aluna com dificuldades que precisa de atenção e mostrou queda de rendimento. Está conversando muito e muito dispersa. Não teve o caderno completo de novo e não realizou o trabalho, além de nota péssima na prova mais uma vez. Lê bem, mas a escrita é deficiente e sem coerência.
33 - Repetente que mostrou significativa melhora e segue melhorando bastante. Já está no 6o ano pela 3a vez. Realizou todas as atividades com boas notas. Na escrita, precisa atentar para as letras maiúsculas.
34 - Aluno mediano que apresentou melhora de rendimento. Realizou todas as atividades com nota ruim no trabalho. Lê bem.
35 - Boa aluna que teve melhora de rendimento. Come letras e não usa as maiúsculas na escrita. Realizou todas as atividades.
36 - Boa aluna que segue bem. Lê bem. Realizou todas as atividades.